Sport Clube Vianense SAD lança Campanha de Angariação de Fundos para a Associação IRIS Inclusiva

Foi hoje apresentada em Conferência de Imprensa realizada na AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Campanha de Angariação de Fundos para a Associação IRIS Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes.

Com o propósito de envolver toda a população de Viana do Castelo e as suas principais empresas, o Sport Clube Vianense SAD convidou a Câmara Municipal de Viana do Castelo e AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo e o Sport Clube Vianense, que se associaram de imediato.

A campanha tem início a 30 de abril e terminará a 4 de junho, e o valor obtido será integralmente entregue à IRIS Inclusiva. A Associação estará presente no equipamento oficial do clube em todos os 6 jogos da Fase de Subida, e serão feitas várias acções de inclusão nos jogos realizados em casa, e promoção em todas as redes sociais em site do SCV SAD.

Para Nuno Azevedo e Cardoso, Presidente da SAD do SCV, “a ação social é um dos nossos pilares mais importantes do nosso projeto desportivo. Assim, e uma vez que chegámos a esta fase com algum sucesso desportivo que levou a um interesse generalizado nos media e da população em geral, acreditamos que é a hora certa para apoiar uma causa nobre como a que a íris Inclusiva representa”.

A Vice-Presidente da Direcção da Íris Inclusiva, Isabel Barciela, mostrou o seu agradecimento afirmando que “desde a sua constituição em 2009, a Íris Inclusiva tem-se empenhado com honestidade e determinação na sua missão de inclusão social, mantendo-se fortemente comprometida não apenas com os cidadãos com deficiência visual que o seu trabalho, primordialmente, serve, mas também com os vários atores locais e com a comunidade de uma forma geral. Acreditamos que todas as pessoas têm direito ao pleno acesso às oportunidades que a vida oferece e que só uma sociedade capaz de aprender com a diversidade poderá crescer e responder positivamente aos desafios que hoje se nos colocam. Bem hajam os intervenientes nesta iniciativa! Contamos com todos!”.

Carlota Borges, Vereadora para a Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Viana do Castelo considera que  “a Coesão Social é um dos pilares do nosso trabalho diário, apoiar instituições como a Íris Inclusiva é também uma missão de todos pelo reconhecido apoio que dão a todo o seu público alvo diariamente. Este ano Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto e esta pode ser também uma oportunidade para despertar a vertente da responsabilidade social na área desportiva, tem acontecido com vários clubes e modalidades e este é mais um bom exemplo. É para nós (executivo e técnicos da CMVC) uma honra ver a comunidade desportiva, empresarial e social unida em prol de causas nobres. Apelamos a todos os que possam apoiar para não hesitar, todos juntos faremos a diferença.”

Já Manuel Cunha Júnior, Presidente da Direcção da AEVC afirmou que na AEVC “acreditamos ser muito importante para a inclusão a participação das empresas nestes processos. Um dos melhores fatores de valorização de pessoas com alguma necessidade especial é a possibilidade de serem produtivas. Esta ação, além de angariar verbas para a Iris Inclusiva, pode possibilitar um contato mais estreito entra as pessoas e as empresas, entre a inclusão e a oportunidade”.

Nas palavras de Rui Pedro Silva, Presidente da Direcção do Sport Clube Vianense “a responsabilidade social é um dos pilares e das marcas identitárias da ação desenvolvida pelo Sport Clube Vianense. Na sequência da colaboração que tem vindo a aprofundar com instituições que desenvolvem a sua atividade com várias populações especiais associa-se a esta ação que pretende contribuir para a qualificação da resposta oferecida pela Íris Inclusiva”.

A Associaçao Íris Inclusiva, com sede em Viana do Castelo, tem como principal missão “Promover a plena inclusão comunitária e social das pessoas cegas e com baixa visão, através do desenvolvimento de um conjunto diversificado de projetos, serviços e intervenções centrados no desenvolvimento da autonomia e na participação plena, privilegiando uma abordagem multidimensional e integrada da incapacidade e valorizando a interação entre a pessoa e os contextos ao longo de todo o ciclo vital.”

A campanha conta ainda com o apoio dos diversos media da região, e será promovida em todas as redes sociais do clube e no seu site, pela Íris Inclusiva e pela AEVC junto de todos os seus associados.

Todos os donativos devem ser feitos por transferência bancária para a conta “Angariação de Fundos SCV” com o IBAN: PT50 0045 1436 4037 3639 5101 2

Partilhar